Qual o primeiro caminhão do mundo?

Qual o primeiro caminhão do mundo?

O primeiro caminhão do mundo, da Daimler-Motoren-Gesellschaft, começou a percorrer as ruas de Cannstatt, na Alemanha, em 1896. Um veículo singelo e algo rudimentar, aos olhos de hoje, definido como caminhão apenas pelo objetivo e transportar carga e não pessoas. Não possuía cabina, como a conhecemos; havia apenas um largo assento para o motorista.

Aros de ferro cobriam as rodas. O motor de dois cilindros, a gasolina, ficava na traseira. A capacidade de carga útil chegava a 1,5 toneladas. Um caminhão “capaz até de dar marcha à ré” segundo noticiário da época.

Primeiro Caminhão Diesel 

Em 1923, nasce o Benz 5K3, o primeiro caminhão diesel do mundo.

O Benz 5K3 venceu uma etapa particularmente importante na evolução histórica do produto. Conforto, segurança e rentabilidade costumam andar juntos; nos primeiros anos do caminhão, o conceito se consagra. E o motorista vai deixando de trabalhar a céu aberto: configura-se cada vez mais o desenho da cabina.

A partir de então, o motor diesel firmou-se como o mais adequado para veículos comerciais, por suas características de alto rendimento termodinâmico e robustez.

Motor de 50 cv a 1.000 rpm

O Benz 5K3, tinha capacidade de carga útil de 5,5 toneladas

Em 1923, surge o Benz 5K3, o primeiro caminhão diesel do mundo, com motor de 50 cv a 1.000 rpm e capacidade de carga útil de 5,5 toneladas: uma etapa particularmente importante na evolução histórica do produto. A partir dali, o motor diesel firmou-se como o mais adequado para veículos comerciais, por suas características de alto rendimento termodinâmico e robustez.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil.

Siga nossas redes sociais para acompanhar trabalho da Valecap em todo Brasil.

Lorena

Rua J.A. de Almeida Gonzaga, 1300, Cruz. Acesso Rod. Pres. Dutra KM 53 Sentido RJ-SP

Taubaté

Av. Dom Pedro I 7019, São Gonçalo – Acesso Rod Pres. Dutra, km 116 Sentido SP-RJ

Politica de Privacidade

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Acesse o link e conheça nossa política de privacidade.