Você escuta seu pneu? E o que ele tem dito? Grita ou faz barulhinhos estranhos? Ruídos podem não ser algo grave, como a velocidade do veículo ou a ondulação do asfalto. Mas podem indicar problemas. Fique atento. Traga seu pneu aqui na Valecap para a gente fazer uma avaliação nele do tipo “fala que eu te escuto”, identificar qual a origem do barulho e resolver o problema. Por exemplo: o barulho é da roda ou do pneu? Do motor ou do pneu? Diferenças importantes.
O mais perigoso motivo de ruídos nos pneus é a falta de sulcos, o que indica que os pneus estão gastos. Conforme o sulco diminui, o ruído dos pneus pode ser afetado. Apesar de aparecer em alta velocidade em uma rodovia, esse tipo de ruído costuma ser percebido mais facilmente ao se acelerar ou reduzir, situações em que os pneus costumam ranger, e não simplesmente assoviar. Os pneus gastos são um problema sério, pois, se não forem substituídos, podem acabar estourando.
Na maioria dos veículos, os pneus fazem mais barulho quando transportam muita carga devido ao aumento da compressão. Conforme a carga se movimenta, o barulho deve mudar. Por outro lado, ao dirigir em velocidades mais altas, o ruído dos pneus é alterado e geralmente fica mais alto. Ao combinar as duas circunstâncias em uma rodovia, o veículo pode fazer um assovio alto sem que haja um problema.
Se você subiu recentemente em um meio-fio, e o barulho vem de apenas um pneu, o problema pode ser de balanceamento. Se o balanceamento estiver incorreto, haverá mais pressão em uma área do pneu, o que pode aumentar o ruído. Se o dano foi suficiente para amassar a roda, o barulho pode ser maior ainda. Um assovio ou barulho constante também pode significar que um dos rolamentos das rodas pode estar com defeito.
Agora, fique por dentro de algumas dicas para você diagnosticar o ruído e, principalmente, ter certeza de que ele existe. Acompanhe a sequência: